Posted on

A Associação Brasileira de Criadores de Cavalos da Raça Paint (ABCPaint) é uma das entidades fundadoras do Instituto Brasileiro de Equideocultura (IBEqui). O órgão foi constituído na última segunda-feira, dia 24, durante assembleia geral virtual, presidida por Carlos Eduardo Pedrosa Auricchio (ABQM). Além da ABCPaint, participaram do ato representantes de outras 30 associações de raça, modalidades esportivas e de atividades correlatas.

Considerado um marco histórico da equideocultura brasileira, o IBEqui chega com a missão de fortalecer a representativa do setor de equideocultura no Brasil, responsável por movimentar mais de 16 bilhões (MAPA,2016) anualmente e gerar mais de 3 milhões de empregos no país.

Segundo o Vice-Presidente da ABCPaint, Ricardo Sassi, a criação do IBEqui representa um grande passo para equinocultura no Brasil e a participação da ABCPaint é uma grande conquista para a raça, mostrando a importância da entidade.

“O IBEqui vai ser um aglutinador de forças para enfrentar as questões que envolvem a equinocultura de forma unida. Portanto, com maiores chances de resultados. Todas as entidade participantes têm a sua força individual, mas em conjunto com certeza atingirão melhores resultados”, ressaltou Sassi.

De acordo com ele, o IBEqui terá cinco pilares de atuação: Assuntos Regulatórios; Cultura e Ações Sociais; Sanidade Animal; Segurança Jurídica e Bem-Estar Animal e Esportes Equestres. A finalidade do instituto será promover o crescimento do setor, através de atividades de relevância econômica, pública, social, sustentável e cultural, a partir da fundamentação em estudos técnicos.

Além de Ricardo Sassi (ABCPaint e SRB), compõe o grupo outros seis representantes de entidades: Francisco Moura (ANCR), Camilla Menezes (ABCCC), Flávia Cajé (ANTT), João Dornelas (ABVAQ), Luis Opice (ABCCRM) e Manuel Rossitto (ABQM).

Entre as entidades fundadoras do IBEqui estão a ABCPaint, Associação Nacional do Cavalo de Rédeas (ANCR), Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Árabe (ABCCA), Associação Brasileira dos Criadores de Cavalo Appaloosa (ABCCAPPALOOSA), Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Crioulo (ABCCC), Associação Brasileira de Criadores do Cavalo de Hipismo (ABCCH), Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Mangalarga Marchador (ABCCMM), Associação Brasileira de Criadores de Cavalos da Raça Mangalarga (ABCCRM), Associação Brasileira de Criadores e Proprietários do Cavalo de Corrida (ABCPCC (PSI)), Associação Brasileira de Criadores do Cavalo Puro Sangue Lusitano (ABPSL), Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Quarto de Milha (ABQM), Os Independentes (Barretos), Associação Brasileira dos Cavaleiros de Hipismo Rural (ABHIR), Associação Brasileira de Vaquejada (ABVAQ), Associação Nacional do Cavalo de Apartação (ANCA), Associação Nacional de Cow Horse (ANCH), Associação Nacional de Laço Individual (ANLI), Associação Nacional de Três Tambores (ANTT), Associação Nacional de Western Pleasure (ANWP), Confederação Nacional de Rodeio (CNAR), Federação Paulista de Hipismo (FPH), Jockey Club de São Paulo (JCSP), Associação Brasileira dos Médicos Veterinários de Equídeos (ABRAVEQ), Sindicato Nacional Leiloeiros Rurais (SNLR) e Sociedade Rural Brasileira (SRB).